TRATAMENTO DE ULCERAS VARICOSAS E FERIDAS ARTERIAIS

Dentre as úlceras encontradas nos membros inferiores, a úlcera de etiologia venosa é a mais comum. Corresponde aproximadamente de 80% a 90% das úlceras encontradas nessa localização, sendo que a insuficiência venosa crônica (IVC) é a principal responsável pelo seu surgimento.

A avaliação clínica por meio da história, antecedentes e exame físico é fundamental para estabelecer o diagnóstico da úlcera.

O tratamento de feridas é um processo dinâmico, que depende de avaliações sistematizadas, prescrições distintas de freqüência e tipo de curativo ou cobertura necessários, que podem ser variáveis de acordo com o momento evolutivo do processo cicatricial. O tratamento de qualquer ferida deve ser personalizado, isto é, devemos considerar todos os fatores individuais do paciente e os recursos materiais e humanos de que dispomos e que o mesmo terá

produto de escolha deve ser avaliado com relação às indicações, às contra-indicações, aos custos e à eficácia.

No caso da úlcera venosa, o tratamento deve estar amparado em quatro condutas: tratamento da estase venosa, utilizando o repouso e a terapia compressiva; terapia tópica, com escolha de coberturas locais que mantenham úmido e limpo o leito da ferida e sejam capazes de absorver o exsudato; controle da infecção com antibioticoterapia sistêmica e prevenção de recidivas.

Lembramos que a escolha do tratamento ideal deve ser baseada em uma avaliação médica completa e precisa. Ao procurar nossos serviços, você estará recebendo o mais alto padrão de cuidados vasculares, respaldados por nossa experiência e compromisso com a saúde de nossos pacientes.

Consulta com a Drª

Agende agora sua consulta com a Drª Nathalia Cardoso e cuide da sua saúde.